06th fev2012

Primeiro ano do Ensino Fundamental

by Biattrix

Amanhã, dia 6 de fevereiro de 2012, João vai para uma nova escola.

Assim começa uma nova fase.

Meu pequeno-príncipe cresce rapidamente, como nunca pensei. (Não era eu quem reclamava do tempo se arrastando? Sim… eu já fui dessas. Não tinha paciência para nada. Não curtia esperar. Queria tudo para ontem. E o tempo, relativo, era hiperlativo em sua lentidão).

Vai para o seu primeiro ano do Ensino Fundamental. Nesta última semana de férias, oscilou entre a ansiosa alegria da mudança e a angustiante limitação da insegurança: “mamãe, acho que não estou pronto para a nova escola”. Para a minha tranquilidade, a alegria é bem maior (dei uma forcinha customizando seu material com os personagens favoritos: os Jedis!).

João vai chegar na escola já sabendo ler quase tudo. O pequeno não só junta lé com cré, como já conhece e reconhe várias formas de escrita – antes, limitadas apenas à letrinhas de forma!  Garoto esperto, esse meu! Os anos de Educação Infantil, passados na Aprendiz, foram incríveis e com muitas mudanças importantes nas nossas vidas. A Escola foi uma parceira de verdade. E as professoras, muito queridas!

Revendo esse caminho até aqui, acho engraçado que minha mãe tenha me ajudado tanto a relaxar das tensões das escolhas, sendo ela a mais preocupada das avós! Foi com ela que aprendi que não faz diferença se João sabe o que é A, B ou C… se ele segue a linha traçada na apostila, ou desvia sinuosamente entre os tracinhos. O que importa é que ele goste da escola, que se relacione bem com os amigos, que respeite as professoras, e mesmo seguindo ordens, que seja criativo para inventar a si mesmo. E que não adianta comparar com o fulano, que já sabe os algorítmos do Google. (Brinks!). Coisas que eu via nas reuniões de pais, ou nas conversas na porta da escola. Eu não me preocupo com isso. Quero mais é saber se João está feliz. Porque todo o resto se resolve daí…

(o amanhã virou hoje enquanto escrevo – ou seja: 0h20 do dia 6 de fecereiro!)

Hoje, João vai atravessar os portões da nova escola e o meu coração não vai ficar apertado, cheio de dúvidas. Mas não vai caber tanta alegria! Porque vai começar um novo capítulo na nossa história – cheio de desafios, descobertas e conquistas. E muita diversão! (na lista de material, baquetas para aula de música, telas para educação artística, legos para oficina! E lá na quinta série, aula de robótica!!!).

3 Responses to “Primeiro ano do Ensino Fundamental”

  • Lista de material escolar? O João tem na lista dele o melhor material humano: você. Esse garoto vai longe.

  • Ai, que coisa… to sentindo aperto por vc, hehehehe.
    Gostei do site! Só soube agora pelo twitter. 😉
    Vou te falar que tenho medo demais de ser mãe… mas um dia esse dia chega. 😉

  • Luanda Machado

    Nosso príncipe, como cresceu muito orgulho desse menino, como amo!!! Boa sorte meu lindo na sua nova escola, seus novos amiguinhos. João vai tirar de letra esse primeiro dia de aula, e quero estar com ele para ve-lo contando os acontecimento no final do dia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline